Quem sou
Meu nome é Renê.
Fui um menino que se maravilhava com as transformações da natureza (dos estados da matéria, do desenvolvimento dos seres vivos, das reações entre moléculas etc.). Aos nove anos disse que queria ser cientista, sem saber muito bem o que isso significava.
Apesar de gostar de tudo o que era ensinado na matéria “Ciências” da quinta à oitava séries, a Biologia era a mais estimulante para mim. Não me lembro bem de onde surgiu uma ideia que ficou em minha cabeça durante o colegial: ser um cientista que estuda o sistema imune.
Estava certo de que faria faculdade de Ciências Biológicas, até que um dia um professor me disse que se eu quisesse fazer pesquisa com sistema imune, teria que fazer o curso de Medicina. Ele estava errado nessa afirmação. Nunca passara pela minha cabeça ser médico, mesmo assim acreditei que esse deveria ser meu caminho.
Por acidente, então, me tornei médico. Costumo dizer que foi o melhor pior erro que cometi. Sabe aquele erro que, ao final, traz pouco prejuízo? Foi isso. Além do mais, estudar em detalhes o ser vivo mais complexo de que se tem notícia não foi ruim, pelo contrário.
Formei-me na Fac. de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo. Desenvolvi alguns projetos de pesquisa durante a graduação. Graduado, fiz residência em Clínica Médica e Imunologia Clínica (aí, o tal do sistema imune!) no Hosp. das Clínicas de Ribeirão Preto. Em seguida, cursei mestrado e doutorado na mesma faculdade, seguidos por um pós-doutorado na Universidade de Glasgow, Reino Unido. Tornei-me livre-docente pela FMRP recentemente.
Pretendo fazer artigos sobre cada um dos projetos que desenvolvi até hoje, em meio aos textos do blog, com a mesma linguagem e acessibilidade a quem não é da área.
Hoje, oriento alunos de iniciação científica, médicos residentes e alunos de pós-graduação. Ao final, embora tenha me desviado, e muito, do caminho que imaginava na infância, consegui ser algo parecido com o que sonhei quando pequeno: um cientista.
Este site é para que eu possa mostrar como vejo a Ciência, como ela faz parte de meu cotidiano desde sempre. Sua história, desde seu nascimento na Filosofia, e seu método são instigantes e terão espaço frequente por aqui.
Caso queiram saber mais sobre minha carreira, este é o meu currículo na Plataforma Lattes.
Boas leituras!